A melhor forma de lidar com esse problema, para clientes e credores

Estar com dívidas tem se tornado uma situação cada dia mais comum em nosso país, e em um geral, em boa parte dos países em desenvolvimento do mundo. Isso porque a população costuma estar mais vulnerável a crises financeiras, imprevistos e problemas sociais.

Dessa forma, a inadimplência é um problema que precisa ser enfrentado não só por quem está endividado, mas também pelas empresas credoras e agentes econômicos que podem conciliar e facilitar esse processo.

Afinal, o que é inadimplência?

Em poucas palavras, a inadimplência é o termo usado para se referir às dívidas que não são quitadas dentro do prazo. De forma reduzida, o inadimplente é quem, por uma série de motivos, não conseguiu pagar as contas dentro do prazo e acabou descumprindo uma obrigação financeira.

É esse descumprimento que fica marcado na ficha do inadimplente, conhecido como ter “o nome sujo”. De maneira mais direta, os impactos na vida de quem está inadimplente incluem dificuldades para conseguir empréstimos e quaisquer tipos de financiamentos, abrir uma conta corrente ou pedir um novo cartão de crédito.

Como cobrar clientes inadimplentes?

Na maioria das vezes, o cliente se torna inadimplente não por vontade própria, mas sim por motivos de força maior que o impedem de ter dinheiro suficiente para o pagamento. Por isso, a melhor forma de cobrança é a negociação.

Seja de forma direta ou indireta, com empresas que trabalham exclusivamente com cobranças, a comunicação com o cliente deve ser direta e objetivando uma proposta que agrade ambos os lados.

Vale destaque que são válidos descontos para motivar o devedor, bem como prazos maiores e parcelas de baixos valores, além de amplas formas de pagamento que se encaixem perfeitamente em cada caso particular.

Porém, o mais importante é manter um bom relacionamento com o cliente. O lema da Sofi é “dívidas são temporárias, clientes satisfeitos, não.”, e acreditamos fielmente nisso. Parte dos inadimplentes não é receptiva a negociações por históricos de cobranças insistentes e quase desrespeitosas.

Aqui na Sofi, focamos em um modo amigável para cativar cada um dos nossos usuários, e ter em mente que a negociação e fechamento de acordo é nosso real objetivo em conjunto. Além de um pagamento facilitado, o posicionamento da Sofi faz toda a diferença quando o assunto é converter carteiras de inadimplentes em clientes que estão de fato dispostos a quitar dívidas.

Conheça mais sobre nosso jeito de mudar a saúde financeira do seu cliente!

Leave a Reply

Your email address will not be published.